segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As Famílias Poderão Ser Eternas

Depois que o Pai Celestial deu Eva a Adão, ordenou-lhes que tivessem filhos (ver Gênesis 1:28) e revelou que um dos propósitos principais do casamento era aquele de fornecer corpos mortais para os filhos espirituais de Deus. Deus o Pai deseja que cada um dos Seus filhos espirituais receba um corpo físico e tenha a experiência da vida terrena. Quando um homem e uma mulher trazem filhos a este mundo, estão ajudando o Pai Celestial a levar avante o Seu plano.

Os pais e as mães têm a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito do Pai Celestial. Devem mostrar-lhes, pelo exemplo, que O amam, porque guardam Seus mandamentos. Os pais devem também ensinar os filhos a orar e a ser obedientes aos mandamentos (ver Provérbios 22:6). A Família Eterna
A família pode permanecer unida para sempre. Para desfrutar essa bênção, os casais devem ser casados nos templos da Igreja mórmon. Quando as pessoas se casam fora do templo, o casamento termina quando o marido ou a mulher morrem. Quando as pessoas se casam no templo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque, elas poderão estar juntas para esta vida e para a eternidade. A morte não poderá separá-las.

Relacionamentos Familiares Amorosos

Marido e mulher devem ser atenciosos e gentis um com o outro. Nunca devem fazer ou dizer qualquer coisa que possa ferir os sentimentos do cônjuge. Devem também tentar fazer todo o possível para tornar o outro conjuge feliz.
Os pais devem ensinar os filhos a amarem-se uns aos outros. No Livro de Mórmon, o rei Benjamim explicou:

"(...) Não permitireis que vossos filhos (...) briguem e disputem entre si (...)
Ensiná-los-eis, porém, a andarem nos caminhos da verdade e da sobriedade; ensiná-los-eis a amarem-se uns aos outros e a servirem-se uns aos outros." (Mosias 4:14-15)

Como membros de uma família, os filhos de Deus podem ajudar a desenvolver em cada um a autoconfiança, encorajando e elogiando sinceramente uns aos outros. Cada criança deve sentir que é importante. Os pais precisam mostrar que estão interessados no que os filhos fazem e demonstrar amor e preocupação por eles. Os filhos devem, da mesma forma, demonstrar amor pelos pais. Devem ser obedientes e tentar viver o tipo de vida que honrará os pais e o nome da família. Como Ter uma Família Bem Sucedida
O Presidente Harold B. Lee ensinou: "A obra mais importante que o Senhor quer que desempenhemos é aquela que devemos realizar dentro das paredes do nosso próprio lar." [Fortalecer o Lar (panfleto, 1973), p. 10.]
Satanás sabe quão importante é a família para o plano do Pai Celestial. Ele procura destruí-la, tentando evitar que nos acheguemos ao Senhor, e nos tentará para que façamos coisas que irão separar nossa família.
Todos desejan ter uma família feliz e bem sucedida. A seguir, mencionamos algumas coisas que ajudarão a alcançar esse objetivo:
1. Fazer oração familiar todas as noites e pela manhã (ver 3 Néfi 18:21);
2. Ensinar o evangelho aos filhos, reunindo-nos em família pelo menos uma vez por semana para estudar os princípios do evangelho. "Não pode e não deve haver uma família nesta Igreja que não ache algum tempo para ler as escrituras todos os dias." (H. Burke Peterson, Relatório da Conferência, abr. 1975, p. 79; ou Ensign, maio 1975, pp. 53-54.);
3. Fazer coisas juntos, em família, quer sejam projetos de trabalho, passeios ou tomada de decisões;
4. Ajoelhar-se com o cônjuge todas as noites para orar;
5. Aprender a ser bondosos, pacientes, longânimos e caridosos (ver Morôni 7:45-48);
6. Freqüentar regularmente as reuniões da Igreja (ver D&C 59:9-10);
7. Seguir o conselho do Senhor em D&C 88:119: "Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias; e estabelecei uma casa, mesmo uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus.";
8. Manter uma história familiar e fazer a genealogia da família.

A família é a mais importante unidade na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A Igreja existe para ajudar as famílias a receberem as bênçãos eternas e a exaltação. As organizações e programas da Igreja destinam-se a fortalecer-nos individualmente e a ajudar-nos a viver em família para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário